domingo, 8 de agosto de 2010

Atelier Valderez Hahn

O Atelier de arte Valderez Hahn foi um projeto que nos encantou haver desenvolvido. A criação de uma plataforma física para intervenção da artista, servindo como um sistema arquitetônico de suporte para uso multidisciplinar e  estrutura de exposição foram  solicitações extraídas de diversas conversas sobre as intenções para uso do espaço.
O baixo custo de execução e a flexibilidade do sistema foram as principais diretrizes para o sucesso da implantação do projeto. 
Com um tema tão mutante quanto a arte,  o projeto para ser bem sucedido necessitava de uma boa dose de flexibilidade para contemplar classes de arte têxtil, pintura, artes cênicas, dentre outras possibilidades de oficinas que poderiam vir a tornar-se realidade dentro do espectro da arte.


O projeto desenvolvido possuía o desafio de ser coadjuvante  na exposição da arte desenvolvida por Valderez, funcional e economicamente viável.  O aproveitamento de mobiliário existente e reciclagem de móveis antigos e herdados da família alinham-se à metodologia de trabalho da artista que recicla histórias transformando-as em arte.
A delícia da implementação deste projeto foi justamente seu caráter mutante e a plena integração da artista com o projeto proposto. Cada vez que visitamos este espaço ele se apresenta mais completo, mais rico, mais cheio de alma e mais bonito.  O sistema arquitetônico proposto auxilia a artista nas suas invenções de maneira harmônica, alcançando os objetivos almejados.
Ao longo desta vivência aprendemos muito com Valderez, uma mulher de incrível força com simultânea delicadeza. A alta representatividade e memória dos objetos por ela criados fizeram-nos refletir sobre a alma dos espaços por nós projetados e a importância da sincronia entre todas as partes envolvidas no projeto.
Obrigada Valderez!
Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido por Valderez Hahn acesse o blog: http://valderezenglert.blogspot.com/


Fotografias: Renata Biglia

“…La arquitectura se ha prestado a tantas soluciones como para ser, en definitiva, el escenario cotidiano de otras tantas personas. Con esta acción que cada usuario ejerce sobre la arquitectura - una acción lenta y sistemática, fruto de la experiencia continuada – manifiesta de forma elocuente su opinión acerca de ese fondo arquitectónico, una opinión no escrita pero de innegable valor.”







Casa Collage, Un ensayo sobra la arquitectura de la casa



Xavier Monteys / Pere Fuertes